VIDA DE BAIRRO LUCIANA DE ABREU

Hoje nosso passeio foi pela rua Luciana de Abreu! E não é a toa que estamos usando a palavra passeio, viu?
Na pequena ruazinha, que ocupa cinco quadras do bairro Moinhos de Vento, tudo é convidativo: o canto dos pássaros, o barulhinho que as árvores fazem quando bate um ventinho, os casarões antigos que encantam e fazem tu querer entrar em cada um… é aquele tipo de rua que faz uma corrida, ou, no nosso caso, um passeio, passar depressa e ainda ser inesquecível.

A gente parecia aqueles cachorrinhos que jogam a cabeça para fora da janela do carro para aproveitar ao máááximo o vento batendo no rosto! Separamos algumas reações que resumem os sentimentos que caminhar por lá despertam:
– Você fica se sentindo em um filme
– Você fica deslumbrado
– Você fica ligadão e não querer perder um detalhe
– Você faz cara de “pidão” porque se deu conta de que quer morar lá.

E não dá para esquecer que a Luciana de Abreu também é vizinha da badalada Padre Chagas e seus pubs, bares e cafés, o que torna ela ainda mais atrativa!

Falando nisso, a mulher por trás do nome da rua também tem uma história e tanto.

A filha adotiva do guarda-livros que a encontrou, em 1847, na “Roda dos Expostos”, se tornou a primeira mulher a receber, não mais em vida, a honraria de estampar o nome em uma rua da capital gaúcha. Luciana criou gosto pela leitura e escrita já na infância e, desde pequena, fazia de tudo para colocar em prática sua paixão.

Anos depois, foi essa paixão que a fez abrir uma escola particular em Porto Alegre, a tornando a professora com a maior turma de alunos da capital. Isso que ela competia com outras 26 escolas, viu?!

A escritora também está entre as primeiras mulheres a discutir e questionar a formação política e cultural do nosso país. Imagina só, no século XIX, uma mulher, cobrando o direito ao voto e reivindicando pela emancipação e instrução das mulheres?

Luciana construiu uma história linda no cenário gaúcho nos seus 33 anos de vida, e, hoje, a rua com o seu nome reúne muita coisa linda também, que nós mostramos nesse videozinho aqui! Dá uma olhada:

E aí, gostou de conhecer melhor a Luciana de Abreu? Conta para a gente!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *