Onde morar em Porto Alegre? O roteiro de bairros da Comerlato fala hoje do Bairro Auxiliadora

Porto Alegre é uma cidade de muitas belezas, com suas ruas arborizadas, prédios históricos em harmonia com construções modernas, e que nos proporciona apreciar um lindo pôr do sol. É sempre possível surpreender-se com Porto Alegre, com suas novidades e tradições presentes em todos os cantos da cidade. E nós, da Comerlato Imobiliária, que estamos há 60 anos na capital gaúcha, não cansamos de admirá-la.

Você tem dúvidas de onde morar ou investir em Porto Alegre? Neste blogpost, vamos apresentar um “Roteiro de Bairros”, onde você poderá conferir nossas sugestões, informações e curiosidades sobre os melhores bairros da Capital. Começamos pelo Bairro Auxiliadora, um dos mais tradicionais e desejados de Porto Alegre.

História – Auxiliadora

As origens do bairro datam das últimas décadas do Século XIX, com o desenvolvimento da Estrada da Aldeia, que ligava a capital gaúcha à Freguesia da Aldeia dos Anjos, hoje a cidade de Gravataí. Com a instalação de moinhos em uma das principais propriedades do bairro vizinho, o local passou a ser mais frequentado, e a estrada passou a chamar-se Estrada dos Moinhos de Vento. Em 1933, a Estrada é novamente renomeada, passando a ser chamada de 24 de Outubro.

Nas primeiras décadas do Século XX, inicia-se o loteamento das terras da região, e em 1916 é inaugurada a Capela Nossa Senhora Auxiliadora, que tornou-se Paróquia em 1919. As linhas de transporte público que circulavam pela região eram chamadas de “Auxiliadora”, o que ajudou a popularizar o nome do bairro.

Infraestrutura

Por ter sua origem em um loteamento organizado, o bairro apresenta ruas planejadas e uma boa infraestrutura. É um bairro com características residenciais, com casas do início do Século XX e edifícios modernos.

Atualmente, conta com cerca de 10 mil habitantes, a maioria de jovens e moradores que estão há mais de 50 anos no bairro. Apesar de ser majoritariamente residencial, o bairro oferece as mais diversas opções comerciais, de pequeno a grande porte.

Outra característica diferenciada do bairro é a cena gastronômica, que reúne algumas das melhores opções da cidade. Com restaurantes tradicionais, como o Lourival Bar e Restaurante e o Chopp Stübel, ambos com décadas de história, e empreendimentos novos e diferenciados, como Ohana Poke and Roll’s, especializado em culinária havaiana e o Roister que mistura bar, restaurante e cervejaria. Para quem curte a vida noturna, destacamos o 72 New York, que tem uma das noites mais agitadas da cidade. Além de espaços gastronômicos e de lazer, no bairro você tem acesso a diversos serviços como agências bancárias, supermercados tradicionais, além de fácil acesso ao centro e ao Parcão.

Com todos esses atrativos, a procura por moradia e investimento no bairro é constante. Atualmente, existem cerca de 400 imóveis à venda e em média 80 opções de aluguel no Auxiliadora. O preço médio de venda no bairro é de R$5.462,01 por m².

Esta foi a primeira edição das sugestões de onde morar em Porto Alegre. Visitando nosso site, você pode conferir diversas oportunidades para morar, investir ou empreender. Entre em contato e aproveite o melhor que Porto Alegre tem para te oferecer.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *