VIDA DE CORRETOR – FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Quem quer comprar um imóvel hoje em dia, se depara com muuuitas dúvidas, não é mesmo? É financiamento, taxa de juros, prazos, escritura do imóvel e por aí vai… a lista é enorme. Mas o que isso tem a ver com o nosso conteúdo hoje? TUUUDO! O Léo é um dos especialistas aqui do time Comerlato e ao longo dos anos acumula muita experiência e prática na hora de ajudar quem ainda está incerto ou perdido com tanta burocracia e termos complexos. Por isso, trouxemos ele aqui pra contar um pouco dessa Vida de Corretor e ajudar quem ainda está em dúvida. Bora lá?

Essa vida de corretor rende cada história… a gente acaba entrando em contato com os sonhos das outras pessoas, conhecendo a rotina, os receios, as preferências… Esses tempos um casal super bacana veio me procurar para ajudá-los a encontrar um apartamento para os dois filhos, que estavam se mudando para cursar faculdade em Porto Alegre.

O filho mais velho já morava na capital, mas dividia o aluguel com um colega do curso. A mais nova havia recém concluído o ensino médio e tinha sido aprovada no vestibular da UFRGS. Com a mudança da filha mais nova para Porto Alegre, o casal queria um apartamento de três quartos para que os dois filhos morassem com conforto e eles tivessem um espacinho quando viessem visitá-los.

Até aí, tudo tranquilo, né?! O problema é que eles haviam construído a casa onde moravam no interior há mais de 30 anos e, depois, só voltaram a ter contato com o mercado imobiliário para alugar o apartamento do mais velho, cerca de três anos atrás. Então, precisei dar uma aula de crédito imobiliário, para ajudá-los a encontrar a melhor forma de financiar o imóvel.

Comecei listando as opções de crédito de bancos públicos e privados. Do lado dos bancos públicos, temos a linha de crédito da Caixa Federal, a mais popular e maior referência quando o assunto é financiamento imobiliário. No sistema da Caixa, o banco quita o valor do imóvel, após o comprador realizar um pagamento de entrada referente a 20% do valor total ao proprietário. Depois, é preciso realizar o pagamento daquilo que foi liquidado, com um juros à partir de 2,95%, que pode ser parcelado em até 35 anos.

Para contratar esse financiamento, a Caixa exige alguns pré-requisitos, tanto dos compradores quanto do imóvel:

👉 O comprador deve ser maior de idade;

👉 Nacionalidade brasileira;

👉 Ter o nome limpo em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa;

👉 Ter renda fixa condizente com o valor das parcelas;

👉 O imóvel deve estar localizado no município de trabalho, ou em municípios vizinhos, do comprador (em caso de uso do recurso do Fundo de Garantia);

👉 O comprador precisa comprovar que está há mais de um ano residindo no município (em caso de uso do recurso do Fundo de Garantia).

A proposta da Caixa é interessante para aqueles que possuem já possuem uma quantia em caixa, para realizar o pagamento da entrada do valor do imóvel, já que o juros das parcelas, posteriormente, é baixo, comparado ao de outros bancos.

Por outro lado, do lado dos bancos privados, o Santander propõem aos clientes uma entrada correspondente a 10% do valor do imóvel, e o restante pode ser quitado em um período de até 35 anos, com taxa bonificada de 7,99% a.a. + taxa referencial. 

Essa linha de crédito é aconselhável àqueles que possuem uma quantia menor de dinheiro em caixa para quitar a entrada, mas possuem renda para cumprir com o pagamento do financiamento do restante. 

Depois de conhecer as linhas de crédito, chegou a hora de dar início às contratações. Como o casal havia se programado financeiramente para o momento em que os filhos começassem a faculdade, eles tinham o equivalente a 40% do valor do imóvel para utilizar como entrada. Com isso, devido ao valor da taxa de juros ser menor do que a do Santander, o casal viu mais vantagem em contratar a linha de crédito da Caixa Federal.
Fechamos a negociação com um grande sorriso no rosto; eu, por ter facilitado e auxiliado a família a encontrar o imóvel dos sonhos, os filhos, por encontrarem um apartamento de fácil acesso à faculdade onde estudam, e o casal, por adquirirem um bem de alto padrão, bem localizado e por conseguirem dar o conforto e tranquilidade aos filhos.

E aí, tem alguma dúvida e acha que o Léo pode te ajudar? Escreve aqui nos comentários.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *