A bola da vez, mais uma vez

Em 5 grandes tópicos, entenda os motivos do imóvel ser porto seguro para investidores

Depois de toda a euforia de investir em ações na bolsa veio o choque recente nos investidores. E, de repente, o imóvel voltou com tudo como oportunidade de investimento nas análises dos especialistas. Inclusive a revista Exame publicou uma matéria sobre a dificuldade dos recentes investidores em ações. E, mais uma vez, o imóvel é lembrado como investimento sólido e seguro. 

No último dia 6 de maio/2020 o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a SELIC em 0,75 ponto percentual ficando 3% ao ano. A menor taxa básica de juros da história, apontando ainda para um novo corte em junho. Diante disso é importante ficar atento a outros índices:

  • Poupança: 2,1% ao ano 
  • CDI: 3% ao ano (que ainda sofre incidência de imposto de renda)  
  • Inflação: 2% em 2020

Em resumo, tirando a inflação e impostos, o seu rendimento poderá ser até negativo, principalmente porque a inflação tende a ficar acima do previsto. Deixar seu dinheiro em renda fixa, pode significar perda líquida!

Como especialistas no mercado imobiliário podemos afirmar com toda certeza: nunca vimos alguém perder tudo investindo em imóveis, mas já vimos alguns amigos e clientes perderem tudo, ou quase tudo, em investimentos de risco.

O objetivo aqui não é afirmar que investir em ações ou renda fixa não é bom negócio. O foco é deixar claro que apostar todas as fichas em um só tipo de investimento é muito arriscado. Diversos especialistas recomendam que diversificar o investimento é saudável para os seus rendimentos e que incluir ativos imobiliários garante muito essa saúde financeira e mental.

A falta de liquidez imediata ao investir em imóveis pode ser apontada como ponto negativo. Mas se olhar por outra perspectiva, isso também é um ponto forte, pois impede o investidor de consumir parte do seu patrimônio.

O mercado imobiliário continua aquecido e é uma das melhores opções para aplicar seu dinheiro e vou explicar porque:

  • Morar bem: esse período de quarentena está fazendo muitas pessoas refletirem sobre seus lares. Surgiram necessidades, como um espaço a mais para trabalhar em casa ou ambientes mais adequados para receber e confraternizar em casa. Ter um imóvel próprio é “morar dentro” do seu investimento, pois enquanto usufrui do bem ele segue valorizando. Os planos de mudança seguirão, mas com novas exigências.
  • Investimento para locação: enquanto ele gera renda, também ganha valorização. Há um movimento crescente de pessoas migrando para morar em imóvel alugado, tendo mais mobilidade e liberdade. A nova geração vem forte com essa tendência. Já estamos vivendo uma forte demanda por um perfil de imóveis residenciais mais equipados, com infra, em regiões centralizadas e de alto padrão.
  • Patrimônio para família e aposentadoria: muitas pessoas têm como cultura familiar a construção de patrimônio em imóveis, que geram renda e dão sustentação às futuras gerações. Como o ganho na aposentadoria pela previdência social é muito baixo historicamente, a tradição de ter patrimônio imobiliário também ajuda muito na hora da aposentadoria. Diversas pessoas conseguem ter uma aposentadoria mais tranquila por ter formado um patrimônio imobiliário durante a vida.
  • Taxa de juros baixa para compra de imóvel: nunca tivemos taxas tão atrativas de crédito imobiliário. Separar uma parte da renda mensal para prestação de um imóvel pode ser uma boa forma de “poupar” e já mudar para sua casa nova. Aqui vale ressaltar outro benefício bem interessante, surgindo uma opção de financiamento com juros menor, você pode fazer a portabilidade do seu contrato de financiamento para outro banco. 
  • O momento está oferecendo muitas vantagens. Incorporadoras flexíveis, pessoas precisando se capitalizar, preços ainda estáveis, facilidade de colocar imóvel no negócio, juros baixos, carência para começar a pagar as parcelas. 

Enfim, mais uma vez temos vários indícios e sinais positivos que estamos diante de uma boa hora de comprar, trocar ou investir em imóvel. Mudar faz bem!

Se você gostou do conteúdo e quer conhecer algumas boas opções para investir, acesse os links abaixo!

PARA INVESTIR

ACEITA SEU IMÓVEL

MEU PRIMEIRO IMÓVEL

Abraços e bons investimentos!

Alexandre Spolavori – CMO Grupo Comerlato

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *